O conceito de linguagem é associado ao sistema usado pelo homem para comunicar suas ideias e sentimentos. Os meios mais usados de linguagem são: Fala, Escrita, Símbolos; que são classificadas em linguagem verbal e não verbal. (significados)
Desenho e edição por: Tuane Tagava Inspirado no personagem do jogo: The Legend Of Zelda (Link) |
Nessa edição, irá abordar-se o tipo mais simples de linguagem, a comumente conhecida como não verbal.
A linguagem não verbal engloba vários aspectos da cultura, sociedade e acabam virando moda, principalmente entre os adolescentes que são mais suscetíveis a influencias externas; chegando-se em uma possível conclusão de que o que faz com que a moda esteja sempre em movimento e transição é o desejo do jovem não se parecer com os pais.
Foto por: Bruno Moraes Look desenvolvido e confeccionado por: Tuane Tagava |
Descrevendo um grupo especifico de jovens que tem uma linguagem própria bem peculiar são os chamados otakus que, segundo CARLOS ALBERTO MACHADO (PUCRIO), são fãs de animes: desenho animado japonês e de mangás: histórias em quadrinhos japoneses. Esses jovens que vem crescendo bastante aqui no Brasil, utilizam de uma linguagem cultural bem carregada, complementada por elementos da língua japonesa.
Um fator decisivo para que os jovens adotem esse tipo de linguagem é, além de se diferenciarem dos pais, ter menos preconceito com relação a culturas diversas, e já estão habituados a essa linguagem narrativa ocidental (especialmente a importada dos Estados Unidos), apesar de ter um estranhamento inicial ao ver o primeiro anime.
Existe ainda um evento onde esses jovens (otakus) mostram seus estilos e fazem parte de uma espécie de ritual, onde jogam e “imitam” seus personagens favoritos, chamando isto de cosplay. Nesse evento, também chamado Animencontro (e demais nomenclaturas, como Animefest, Animefriends, etc.), é usado uma forma de comunicação a parte, muitas vezes eles usam de uma plaqueta para fazer seus dizeres entendidos.
Em Brasília (DF), no animencontro Kodama, foi encontrada a frase "A força está com os otakus", que estava escrita em uma plaqueta, nas mãos de cosplayer cuja vestimenta era de cavaleiro jedi (personagem da série de filmes Star Wars, criada, nos EUA, por George Lucas). (CARLOS ALBERTO MACHADO (PUCRIO))
Na sociedade atual temos uma grande miscigenação de culturas, como podemos ver no texto da Cancline (2006). "processos socioculturais nos quais estruturas ou práticas discretas, que existiam de forma separada, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e práticas" (CANCLINI, 2006: XIX). Em outras palavras, utilizamos do conhecimento adquirido de outras pessoas pra criar nosso próprio estilo.
O sentido das palavras "A força está com os otakus" que se encontrava na plaquinha em Brasília pode variar de acordo com cada pessoa, algo que pra quem partilha de informações semelhantes seria obvio, porém pode não ser tão obvio assim para quem nunca viu tal informação.
Nesse mundo de anime e mangá também existe uma grande diferenciação em questão de representação de tempo, expressões, hipersexualização principalmente em personagens femininas, e violência explicita.
Representação de tempo:
No Japão, a representação do tempo é muitas vezes bem diferente. O tempo é distendido. E por dois motivos muito fortes:
1. A preocupação com o que se passa na cabeça do personagem no momento da ação e não apenas com a ação em si.
2. A necessidade do autor de detalhar uma ação. Não basta mostrar que o Batman deu um soco no vilão. O autor de mangá e anime quer mostrar a tensão do músculo, o ponto de impacto, a técnica marcial exata utilizada, a expressão de raiva no rosto do atacante... (EMIVALDO SOUSA)
Expressões exageradas
Por trás das expressões exageradas ... existe um motivo cultural e um motivo estético.
O motivo cultural: ... A sociedade japonesa sempre foi bastante reservada e a arte de uma forma geral sempre foi um outlet para a expressão mais desinibida e, muitas vezes, caricata, como um contraponto a esse universo de constante repressão social.
O motivo estético: a obsessão japonesa pelos detalhes e pelo desenvolvimento psicológico de seus personagens. (EMIVALDO SOUSA)
Hipersexualização
No Japão, a sexualidade é quase exclusivamente fetichista, e o fetiche normalmente envolve pré-adolescentes, dominação e, contraditoriamente, inocência. Essa mistura rende bons momentos quando cria interações complexas e provocantes entre os personagens... (EMIVALDO SOUSA)
Violência:
No Japão, assim como na Europa, quadrinhos e animação não são necessariamente coisas de criança. Esse conceito está mudando também por aqui no ocidente, mas por lá já é assim há muito tempo. (EMIVALDO SOUSA)
Significado de Linguagem, http://www.significados.com.br/linguagem ,consultado em 20 de out. 2014.
Machado.Carlos Alberto http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem16/COLE_4270.pdf, consultado em 23 de out. 2014.
CANCLINI, Nestor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. 1. reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006a.
SOUSA, Emivaldo. http://ninguemperguntou.blogspot.com.br/2012/04/entendendo-o-manga-e-o-anime-linguagem.html, consultado em 23 de out. 2014.
E ai garotas quem curte o lado OTAKU da vida e tem mais informações relevantes para minha pesquisa???? venham falar comigo nas minhas redes sociais ou deixe sua opinião nos comentários!!!
Facebook|Twitter|Instagram|TSU
E ai garotas quem curte o lado OTAKU da vida e tem mais informações relevantes para minha pesquisa???? venham falar comigo nas minhas redes sociais ou deixe sua opinião nos comentários!!!
Facebook|Twitter|Instagram|TSU
Eu amei a ilustração tens talento garota.
ResponderExcluirBoa sorte com o tcc.
seguindo
http://garotaliterary.com
Que bom que gostou!!!
ExcluirObrigada :)
Bem legal o post de hoje. :) A moda é uma linguagem universal.
ResponderExcluirObrigada! Realmente é uma linguagem universal, mas que só quem tem aquele tipo de repertório que vai conseguir entender o que significa!
ExcluirBeijos
Oii Tuane!
ResponderExcluirFlor você leva muito jeito pra isso, você está no ramo certo.
Parabéns pelos modelos,
Beijo e sucesso
Bom final de semana =)
http://alecanofremakeup.blogspot.com.br/
Obrigada Ale!!!
ExcluirVocê não sabe o que eu já passei de duvidas se estou no ramo certo e essas coisas menina! adorei ouvir isso de você!
Beijo e sucesso também!
Que projeto de pesquisa legal!
ResponderExcluirO meu TCC é mais para o campo filosófico (em outras palavras: não dá para compartilhar no blog como você fez aqui)
Boa sorte do início ao fim.
bjs
WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM
Que bom que você curtiu!
ExcluirFaz um vídeo falando sobre o assunto, refletindo e meditando! :)
Obrigada por me desejar sorte vou precisar e muito!!!
Beijos
Falar sobre otakus é maneiro, nunca havia visto alguém que se dedicasse ao assunto num trabalho acadêmico. Hm, em SP tem um bairro chamado Liberdade onde pode-se ver a convivência e o estilo dessa turma linda! Assim como dos cosplayers, heheh.
ResponderExcluirCurti a roupa cinza! :D Que sapato com salto lindo! <3
Beijo, Min - http://www.yasminbueno.com/
Serio que nunca viu ninguém abordar esse tema em um trabalho? Que legal se eu pudesse eu iria só para conhecer...
ExcluirQue bom que curtiu beijão!
Adorei o tema e a sua pesquisa Parabéns!
ResponderExcluirwww.todaonca.com.br
:) fico feliz que tenha gostado!
ExcluirGostei do tema, irei pesquisar e me informar mais sobre os Otakus, quem sabe nao dá um post bem legal pro blog, enorme beijo
ResponderExcluirhttp://www.soumsegundoenquantomemaquio.com/
Obrigada Fabio! que bom que gostou do tema!
ExcluirPesquise sim! verdade quem sabe não gera conteúdo legal para o blog!!!
Beijos
Oi Tuane, tudo bom?
ResponderExcluirMuito legal você compartilhar com a gente um pouco do seu tcc, gostei muito do tema, desejo muito sorte e sucesso, que ocorra tudo bem com a sua apresentação!
Beijos
CarolMello.com
Oi Carol! tudo ótimo!
ExcluirNeah eu vou compartilhar o máximo que eu conseguir :)
Obrigada pelos votos de que tudo ocorra bem :)
Beijos
Adorei o post, muito interessante!
ResponderExcluirSeu TCC vai ser demais, e você escreve muito bem. Parabéns
Que bom que gostou!
ExcluirNossa adorei, gostei muito de saber dessas informações, sério!!! Pena que não tenho mais informações para ajudar euahe.
ResponderExcluirTudo bem! só de saber que muita gente gostou já fico mais segura para seguir com o meu TCC!
ExcluirBeijos
Já vi muito look inspirado nesta cultura mesmo, só não sabia ter esta origem, bastante interessante!
ResponderExcluirQue legal!!! olha que bom que eu acrescentei informação para você! :)
ExcluirAmei o post, e seu blog. Primeira vez que visito por aqui.
ResponderExcluirRetribui?
mythings2.blogspot.com
Que bom que gostou!!! volte sempre que sentir vontade :)
Excluirbeijão! vou conhecer blog noooovoooo vivah
Eu gosto muito da moda Otaku, embora não a siga. Também tenho o hábito de assistir animes e frequentar eventos do gênero (Animextreme). O meu irmão e a namorada são extremamente viciados em anime e mangás! Hahaha. Gosto muito da cultura asiática no geral, menos os fetiches.
ResponderExcluirBeijos querida
Também sou fã do estilo, mas não sigo! kkk mas os fetiches são os mais legaisss ;)
ExcluirBeijos
Também sou fã do estilo, mas não sigo! kkk mas os fetiches são os mais legaisss ;)
ExcluirBeijos
Só tenho uma coisa a dizer....vc leva jeito, viu!?
ResponderExcluirAdorei o post, parabens!
Conheço pessoas viciadas nessa moda de Otaku :)
Beijinhos
Vem ver meu post de hoje
www.adrianacordeiro.com
Obrigada Adriana!
ExcluirTambém conheço pessoas muito viciadas na moda otaku!
Beijos
Oi, Tuane!
ResponderExcluirParabéns por essa nova etapa da sua vida. Que seu tcc seja tão maravilhoso quanto está parecendo pra mim! Com seu talento e o amor que você tem pelo tema, acredito que a única verdadeira preocupação seja a formatação da ABNT. HAHHAHAHA
Com carinho,
Celly.
Me Livrando
Oi Celly!
ExcluirObrigada pelos votos de sucesso! Realmente acho que minha maior preocupação deve ser a formatação da ABNT!
Beijos e obrigada por acreditar em mim!
Que tema de TCC incrível! Adorei! Sou Otaku e me identifiquei (MUITO)! Adorei a ilustração, também!!!!!!!! Fiquei com um pouco de inveja, que TCC legal! hahahahah Bem, eu não faço TCC, eu faço Monografia, (são coisas diferentes!) e por fazer Física, não teria chance de abordar um tema relacionado a comportamento social, mas me amarro nessas coisas! =D Beijo e sucesso!
ResponderExcluirwww.oficinadaliz.wordpress.com