14 de out. de 2013

Resenha: Sereia

| |

Título: Sereia
Titulo original: Siren
Autor: Tricia Rayburn
Editora: Verus
Páginas: 306
Gênero: Ficção/Mitologia
Classificação: 5/5

  
(Foto minha.. Amo esse efeito brilhoso no título e nos olhos)


          Oi gente! Pensei muito sobre qual seria a minha primeira resenha, e depois de procurar um pouco achei um livro muito legal e que eu gosto muito, ganhei de presente de uma amiga minha. O livro se chama Sereia, de Tricia Rayburn. É o primeiro de uma trilogia ( eu odeio trilogias e afins porque eu sou pobre ). O segundo se chama Encanto e o terceiro, Profundezas, mas por enquanto falarei só do primeiro. Vamos lá!
          O livro fala de sereias (óbvio), mas tem uma pegada um tanto quanto diferente, longe daquele estilo de sereias boazinhas. Eu sou apaixonada por livros de ficção, mitologia, magia, etc. Não gosto de livros que falam sobre realidade, porque na minha opinião, a leitura serve como um escape do ''mundo real'', então esses gêneros me atraem. Continuando, a historia tem como personagem principal Vanessa Sands, uma garota de 17 anos que tem medo de tudo, principalmente do escuro e de altura (alguém se identifica?) e para enfrentar isso recebe ajuda de sua irmã mais velha, Justine. Elas têm uma relação muito boa. Justine é uma garota incrivelmente linda e consegue tudo o que quer. Ela tem uma personalidade forte e é muito corajosa, características que Vanessa mais admira em sua irmã. As duas, juntamente com os irmãos Carmichael, Simon e Caleb, os quais são todos amigos de infância, encontram uma trilha que os leva até o lugar que passará a ser o favorito de todos, os penhascos de Chione, na pequena cidade de Winter Harbor, onde as meninas possuem uma casa do lago e os meninos uma ao lado da casa das irmãs.
          Os quatro vão todos os anos, no verão, para o penhasco, e o que eles mais gostam de fazer e saltar de lá, menos Vanessa, que fica frustrada por nunca ter conseguido superar seu medo de altura, logo, nunca criou coragem para saltar do penhasco. Vanessa, muito chateada por não ter superado seu medo, acaba desabafando com sua mãe sobre as idas ao lugar secreto. Um certo dia, os 4 amigos estão nos penhascos de Chione e uma forte chuva desaba sobre eles, e Simon, preocupado, sugere para irem embora, porém Justine e seu namorado Caleb decidem saltar uma ultima vez antes de irem, e saltam de costas para o grande redemoinho abaixo. Vanessa e Simon vão ao encontro do teimoso casal e  quando os encontram percebem que Justine cortou o joelho em umas pedras durante a queda, o que faz as irmãs voltarem para sua casa em Boston.  Apos uma discussão por causa do acidente, a mãe das garotas conta que descobriu sobre os penhascos de Chione e Justine fica muito chateada com Vanessa, pois esse era um segredo das 2.
          Justine sai de casa, à noite, e no outro dia o corpo dela é encontrado sem vida na praia. Ao que tudo indica, ela se jogou do penhasco, e com as águas raivosas, sofreu um traumatismo. Mas Vanessa sente que a morte da irmã não foi acidental. Após descobrir que Justine escondia alguns segredos, ela decide procurar Caleb em Winter Harbor, mas para sua surpresa ele esta desaparecido. Logo, todos em Winter Harbor está com medo, pois após a morte da jovem Justine, uma série de acidentes fatais relacionados à água começam a acontecer, sendo que as vítimas são todas encontradas sorrindo horrivelmente de orelha à orelha. vanessa recebe ajuda se Simon para investigar a morte de Justine. A amizade dos 2 vai se transformando em algo mais, até que Vanessa descobre um terrível segredo que ameaça seu romance com Simon, e que vai mudar sua vida para sempre.
          O livro prende a atenção do leitor até a última linha. É um daqueles típicos livros nos quais rolam bastante mistério, e tudo só é revelado nas últimas paginas, deixando os leitores loucos de vontade de chegar ao final do livro. Eu acho incrível a escrita da Tricia, serio. São poucos os autores que conseguem me fazer ''entrar'' na história, e na minha opinião ela faz isso muito bem, mas não fazendo com que o leitor se sinta o 'personagem principal', e sim como se fosse um observador bem próximo. Eu me senti como se fosse a amiga confidente de Vanessa Sands. A escrita é normal e bem simples. A cada capítulo o leitor se sente mais ansioso. A autora cria um encadeamento de fatos super legal, criando uma atmosfera misteriosa até o final da obra, e mesmo quando esta acaba, ainda fica um clima de suspense no ar, induzindo o leitor ao próximo livro da coleção. Ainda não consegui comprar o segundo livro, mas estou muito ansiosa para lê-lo. Então é isso minha gente, espero que tenham gostado. Para quem não leu ainda, eu sugiro que leia, você não irá se arrepender, e para quem já leu... Releia! É como dizem, podemos ler um livro por quantas vezes quisermos, mas a cada leitura, temos uma concepção diferente da obra. A cada nova leitura, surgem detalhes novos que não havíamos notados na primeira leitura. E então... Alguém aí já leu Sereia, ou pretende ler? Contem-me o que acharam! Beijinhos, e até a próxima. Se alguém se interessar podem sugerir algumas resenhas que eu faço com o maior prazer (no bom sentido, é claro)

NOTA: Vi muitas pessoas reclamando por que tiveram uma certa confusão ao ler a história, e acharam que a autora se perde na divisão dos capítulos, encerrando ‘do nada’ um assunto e já passando pra outro completamente diferente. Isso acontece sim, porém eu vejo como algo benéfico, e lembro de um breve comentário que meu professor de literatura fez em sala de aula, quando disse que o autor, ao escrever de forma diferente da usual (no caso ele falava de Saramago, que ao invés de travessões usa vírgulas para diferenciar suas falas) o autor acaba obrigando o leitor a ler a obra com mais atenção, a fim de não confundir e entender melhor os detalhes da história, então, eu achei que isso aconteceu muito em Sereia, já que a gente se perde no meio da historia e tem que forçar a mente pra não perder o foco da historia. Além da dificuldade, é relativamente bom para a atenção e contribui para o entendimento da obra.

10 comentários:

  1. bem interesante a historia,continue colocando resenhas de livros sempre bom consultar antes de comprar,e nada melhor do que ffazer isso em blogs..bjimbjim
    www.dicasdamylla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou, vou postar resenhas sempre, é muito bom mesmo a gente conhecer o livro antes de comprar, pra não jogar dinheiro fora.

      Excluir
  2. Bom, a história é bem legal, pena que não estou tempo muito tempo para ler ultimamente. Se não me arriscaria a ler esse também.

    http://www.meumundofashion.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena, mas quando tiver tempo já sabe o que ler né?!

      Excluir
  3. Que linda história me deu ate vontade de ler hihihi... adorei sua resenha beijinhos linda :D
    www.franparadise.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo que leia,é ótima a história. Que bom que gostou da resenha!

      Excluir
  4. Adoro histórias de mistérios!!
    Vou ter q ler esse livro!!
    Bjs
    Mari
    http://umasombrademulher.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado,pode ler, não irá se arrepender!

      Excluir
  5. e bem interessante
    http://dicadaleticia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por livros e esse me deixou muito curiosa para ler - lo !! Ameei a resenha :)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião aqui, mas não se esqueça da sua educação!
Deixe o link do seu blog, que eu retribuo a visita!
Beijinhos
ATT. Tuane Tagava